PLANTEL 2009-2010

EM CONSTRUÇÃO

PATROCINADORES

22 abril 2007

24ª Jornada: Santa Iria 4 - 0 Alcainça


Santa Iria ‘renascido’

Santa Iria volta às vitórias, ao vencer o Alcainça por 4-0 e mantém-se no primeiro lugar da tabela.

Se não fosse a grande baixa sofrida com a saída do mister Torrinha por lesão, meia hora após o início do jogo, poder-se-ia dizer que tudo correu bem ao Santa Iria, líder da tabela, agora com 53 pontos.

Mais poderoso entre as quatro linhas, rejuvenescido após uma série de jogos com exibições menos boas, e apesar da sobrecarga dos jogos a meio da semana a contar para o Torneio de Loures, o Santa Iria entrou bem na partida e dominou durante todos os 90 minutos.

O Alcainça parecia ter apenas um único objectivo: mexer com os nervos da ‘squadra azzura’ e até foi bem sucedido durante alguns minutos, mas depressa baixou os braços perante um Santa Iria que queria ganhar.

Três minutos após o início do jogo, o Santa Iria ‘goza’ de um livre, que o avançado João Rodrigues II concretiza, mas com a bola a sair acima da trave da baliza do Alcainça. Quatro minutos depois, é o mister Luisinho que tenta a sorte ao rematar de longe, mas desta vez o guarda-redes do Alcainça defende, acalmando os ânimos da equipa da casa.

Aos 10 minutos da primeira parte, o Santa Iria continua a atacar e é marcado mais um livre a favor da ‘squadra azzura’, concretizado por Rafael, com Fábio a aparecer rápido na boca de baliza, mas falha de cabeça. O Santa Iria bem, trocava a bola rapidamente e o Alcainça só via jogar.

No primeiro quarto de hora da partida só deu Santa Iria e só aos 16 minutos é que o Alcainça deu o ar da sua graça, ao isolar um jogador pelo flanco direito, que num ataque de dois para dois, remata por cima da baliza do guarda-redes santa iriense, Bruno.

Os jogadores do Alcainça muito faltosos, lá iam travando os jogadores da casa à entrada da grande área e aos 20 minutos da partida, o Santa Iria tem mais uma hipótese de estrear o marcador, desta vez pelo defesa esquerdo Simões. Na marcação do livre, o defesa da casa coloca bem ao segundo poste, mas o guarda-redes estica-se e vai buscar a bola. Bastaram três minutos para que Simões estivesse novamente a colocar a bola para a concretização de um segundo livre, mas a jogada acaba na barreira dos jogadores adversários.

Aos 25 minutos, após uma série de ressaltos, um jogador do Alcainça vê a bola sobrar e de frente para o guarda-redes da casa, Bruno, remata sem força.

Aos 30 minutos, as bancadas do Santa Iria, assistem a uma jogada organizada por 3 protagonistas. Uma jogada que começa no capitão João Rodrigues I, que passa para o avançado Rebelo, que na frente da baliza rasga a defesa oferecendo o esférico a Fábio, que acaba por falhar. No calor da confusão, a bola sobra para o defesa central (e mister) Noronha que remata por cima da baliza.

Aos 35 minutos da primeira parte, o Santa Iria é obrigado a fazer uma substituição, com Torrinha a sair gravemente lesionado, para a entrada de Capacho. Torrinha explica que a lesão foi motivada por «uma disputa de bola em que saltei com o jogador da outra equipa e caí sobre o pé esquerdo».

Uma entorse no tornozelo que vai exigir algum tempo de paragem. «O médico disse-me para não pôr o pé no chão durante duas semanas», diz o mister Torrinha e adianta, «disse-me para começar a correr só daqui a dois meses». (Ao Torrinha, o nosso desejo de ‘melhoras’).

Mas se para pena de todos, o médio Torrinha teve de sair, a aposta dos misters para a substituição não poderia ter sido mais acertada. Capacho, o jogador da camisola número 2, entrou muito bem na partida, quer na recuperação de bolas, quer na assistência à defesa e, principalmente, no impulso que deu ao ataque pelo flanco esquerdo, em profundidade e velocidade.

Pouco depois, aos 40 minutos, o Santa Iria estreia o marcador (1-0) através do avançado Rebelo que ganha a bola na grande área e não falha a baliza. Mesmo antes de soar o apito para o intervalo, o Santa Iria volta a marcar, desta vez através de um ‘rasgo de inspiração’ de Capacho, que ganha a bola na ponta esquerda da grande área do Alcainça e remata forte, para Golo.

Voltaram os golos

A ganhar por duas bolas, o Santa Iria entra no jogo mais descontraído mas ainda com fome de golos. Mas, mesmo assim, a abrir a segunda parte, aos 48 minutos, é o Alcainça que começa a ameaçar as malhas da equipa da casa, com um livre frontal, em que (sem perigo) a bola passa por cima da baliza de Bruno.

Após uns remates e mais um livre concretizado por Simões, o terceiro golo do Santa Iria chega aos 58 minutos, após uma falta sobre João Rodrigues II na pequena área do Alcainça. Fábio é chamado a marcar a grande penalidade e coloca o Santa Iria no 3-0.

Passados três minutos é o capitão João Rodrigues I que sobe no campo para rematar forte à baliza mas a bola sai ao lado. Aos 19 minutos da segunda parte, Silvestre entra e substitui o mister Noronha, que esteve muito bem a comandar a defesa. Passados 10 minutos é Rafael que sai para a entrada do defesa-direito David, fazendo o capitão de equipa, João Rodrigues I, descair para o meio-campo.

Aos 86 minutos, na concretização de um canto, Capacho marca à ‘moda’ curta e dá para Simão, que tenta surpreender o guarda-redes do Alcainça, mas sem sucesso.

O ataque do Santa Iria ia-se desenhando quer pelos médios quer pelos defesas, que impulsionavam força ao jogo, colocando todos os avançados a ‘postos’. Aos 89 minutos é Luisinho que surge de trás, apanha a bola em jeito, mas falha a baliza.

Mesmo no tempo limite da partida, João Rodrigues II sofre uma falta feia na pequena área da equipa adversária, em que o jogador do Alcainça ignorou, por completo, o esférico e agrediu o jogador da casa. Grande penalidade marcada a favor do Santa Iria, em que Fábio não perdoou. No final, 4-0 para o Santa Iria, que sem nunca perder em casa, tem esta semana, o descanso merecido.

2 comentários:

Anónimo disse...

Santa iria em grande na taça de Loures, ESTAMOS NA FINAL, pessoal vamos mobilizar Santa Iria, Dia 1 de Maio o apoio de todos vai ser fundamental, vamos unir-nos em torno de um único objectivo GANHAR e trazer o caneco para Santa Iria. Vamos pintar o Tojal de azul e branco. Força pessoal, só mais um esforço... Somos Grandes...

Saga

Anónimo disse...

pessoal tb e preciso vencer no domingo em caneças para o subir porque vai haver empate no outro jogo seremos 1!!!!!akreditem ke nos tambem ULTRAS SANTA IRIA